segunda-feira, 2 de setembro de 2013

                    A Homeopatia Funciona Mesmo, Ou E’ Efeito Psicologico? 
                         Esta e’ uma duvida frequente em muitas pessoas sobre a homeopatia. “Como pode uma ‘bolinha’ tao pequena curar doenças serias?” Sera’ que não e’ so’ efeito psicológico ou o chamado efeito placebo, que e’ quando a pessoa melhora por tanta fe’ que tem no tratamento? Sera’ que esse e’ o efeito da homeopatia?
                         Respondo com certeza absoluta que não e’ efeito psicológico a melhora com homeopatia! Ate’ por que a maioria dos pacientes do meu consultório chegam sem acreditar realmente na homeopatia, por já estarem vindo de longos tratamentos com “grandes comprimidos e injeções” sem terem tidos melhoras, e ai imaginam vendo aqueles glóbulos pequenos que não sera’ isso que os trara’ melhora. Grande parte dos pacientes procuram a homeopatia por que já tentaram de tudo sem melhora e acabam indo para a este novo tratamento por alguma indicação de algum conhecido, geralmente com o discurso “já que mal não vai fazer, não custa tentar”.
                         Mesmo com essa minha explicação os mais céticos ainda podem pensar “esses pacientes melhoraram porque o medico foi mais atencioso com eles”. Para esses céticos dou o que considero a prova de eficácia real da homeopatia. Muitos de meus pacientes tem menos de um ano de idade, alguns recém nascidos. Como explicar uma melhora por efeito placebo em bebes? Outra prova da eficácia da homeopatia e’ que ela esta sendo usado com grande sucesso na veterinária, tanto em pequenos animais domésticos quanto em grandes rebanhos em fazendas. Da’ para imaginar efeito psicológico ou placebo em uma vaca?
                         Entao e’ real o efeito da homeopatia!
                         Não e’ o tamanho ou quantidade de medicamento que vai promover a cura, mas sim a qualidade e força desse medicamento. E a homeopatia com suas pequenas doses e’ capaz de promover um re-equilibrio do organismo, a nível físico e mental. A homeopatia em vez de atacar os efeitos da doença (os sintomas), ela estimula as forças curativas do próprio organismo.    
                         Outra "armadilha" que vejo algumas pessoas caindo, e' dizendo: "eu tomei uma homeopatia e não melhorei, então a homeopatia não funciona comigo". Isso não e' uma verdade. Quantas pessoas iniciam um tratamento com antibiotico, e não melhoram e o medico muda uma ou duas vezes o antibiotico até acertar. E ninguem sai dizendo "antibiotico não funciona comigo". Então como qualquer outro tratamento, a homeopatia as vezes exige uma determinação.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário